Por que participar de StartUp Dojo?

O cérebro, assim como qualquer parte de seu corpo, atrofia se não for exercitado, propôr desafios e jogos, proporcionar a interação com pessoas inovadoras e criativas, tudo isso o desenvolve. Ao contrário, fazer apenas mais do mesmo, fixar âncoras em sua zona de conforto, faz com que ele fique cada vez mais acomodado.

Não importa se você quer abri uma empresa, pois inovação e empreendedorismo não tem só a ver com startups e junta comercial, a gestão do conhecimento chama isso de capacidade absortiva … capacidade de achar novas soluções, resolver problemas, ser criativo no seu cotidiano, na empresa, com amigos ou em casa.

Todos precisam ter parceiros de viagem, essa premissa vale para a vida, quer para o esporte, balada, no trabalho, na academia para os músculos ou para o cérebro. É aquela galera com quem você conta e interage, uma parte de seu networking com objetivos semelhantes, ideais ou ideias para cada momento ou desafios.

Tenho a cada mês quem me procure para ver se eu não conheço alguém com conhecimento técnico, administrativo ou de negócios, mas salvo exceções eu não tenho como pinçar alguém de meu networking, sempre sugiro o próximo evento da comunidade TecnoTalks, a melhor forma de encontrar é interagindo.

Este ano já tivemos no TecnoTalks, diretos ou em nosso ecossistema, variados eventos, sobre variados temas, a maioria no TecnoPUC. Os próximos serão dois StartUp Dojos, um em uma quarta-feira e outro em um Sábado. Se você quer encontrar parceiros para empreender ou interagir … não deixe passar.

27/04 as 19:00 – Quarta-feira – http://bit.ly/ttdojo-2704
07/05 as 09:00 – Sábado – http://bit.ly/ttalks070516

startup-dojos

A sequência é simples: agrupar, idear, modelar e apresentar uma ideias, que pode solucionar um problema ou aproveitar uma oportunidade de um ou mais segmentos de mercado.

Porque se chama “DOJO”?

DOJO (道場, Dōjō) é o local onde se treinam artes marciais japonesas. Usamos esta alusão porque Startup Dojos são micro-eventos destinados a promover um saudável ambiente  de integração, aprendizado e inovação, sustentado por um ambiente e clima de equilíbrio, colaboração e cooperação, preparado com regras acordadas de forma a tornar o momento prazeroso.

Não é um evento para especialistas e interessados, é bom termos diferentes níveis de conhecedores e conhecimentos, pois é na união de diferentes bagagens e vivências que obteremos o necessário volume de pontos e contra-pontos que resultarão em aprendizado novo e novas ideias:

  • Ambiente descontraído, divertido e sem pressão por resultados
  • Clima de inovação e empreendedorismo, para fazer diferente
  • Erros são bem-vindos, fazem parte do processo
  • Sem culpas, a discussão é no campo das idéias
  • Treino em ouvir e falar, em cada um ser aluno e professor
  • Total sentimento de colaboração e cooperação em equipe

Não consigo falar sobre DOJO sem lembrar do Mario Bastos, diretor da DBServer falando em sua palestra sobre Toyota KATA (*), pois para mim ficou claro que se queremos aprender algo diferente, precisamos exercitar, treinar, criar momentos de discussão, aprendizado e confirmação.

(*) KATA (型 ou 形) é um conjunto de movimentos de ataque e defesa, o objetivo é ajudar no desenvolvimento das aptidões psicológicas e físicas necessárias para o verdadeiro combate. Para tanto é preciso exercitar tanto que internalizaremos os mecanismos de ação e reação, sem precisar roteiros, pois passa a ser natural.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s