Agile Trends – Desmistificando a cultura ágil

Um resumo superficial da apaixonada palestra sobre cultura em uma TrendTalk no Agile Trends SP 2016, 18 minutos de muito compartilhamento e provocações com auditório lotado e atento … foi gravado, acho que vão publicar, aviso se e quando acontecer.

O design é da Fernanda Borges, da nossa equipe de marketing, tudo é trabalho de equipe, nada se sustenta sozinho nessa vida e se acontecer … seria muito solitário, então prefiro ter parceiros e parceiras incríveis de viagem como os que tenho, valeu Fernanda!  \o/

AT2016-01

Uma empresa ágil é uma construção que precisa iniciar sua construção pelas pessoas, é como uma casa que precisa ser iniciada pelas fundações. Qualquer equação sobre auto-organização, kaizen e gemba, valor x desperdícios, inicia pelas pessoas, que definem culturas a partir de suas ações, comportamento, hábitos, através de boas práticas e ferramentas que gerarão enfim os resultados desejados.

AT2016-03

AT2016-04

EmpreenDB é um programa interno de incentivo a inovação e empreendedorismo, onde colegas podem submeter ideias, receber coaching e apoio para suas validações e construção, uma forma de valorizar talentos inquietos, que ainda poderão muito contribuir enquanto validam suas ideias e aprendem com elas.

O Business Lab é um programa de Design Thinking, voltado a ideação e modelagem de novos produtos e serviços, uma forma de manter na alça de mira um processo constante de inovação e empreendedorismo da empresa em relação ao mercado.

AT2016-05

Fábrica de craques é a edição DBServante em parceria com o Centro de Inovação do TecnoPUC para seleção de estagiários que receberão para aprender com mentores o que é na prática um projeto de três meses usando Scrum e apoio em cada plataforma, framework e técnicas necessárias. Na prática, é preparar de fato jovens promissores para o mercado de trabalho, que na maioria dos casos acabam contratados pela própria DBServer.

O projeto academia é o aproveitamento e manutenção de talentos quando estes encerram um projeto e ainda não há outro designado, enquanto isto, estudo, certificações, desafios pontuais são oferecidos enquanto aguardam sua realocação.

AT2016-06

Propus a dinâmica Dojo Boshú em 2012, um misto de treinamento e seleção de jovens sem nenhuma ou com pouca experiência a procura de um primeiro emprego. Um grupo selecionado de CV’s é convidado para em um turno participar de três oficinas, uma de coding dojo front, outra com um coding dojo backend e uma de agile games. Ao final, os facilitadores e as meninas do RH possuem uma avaliação precisa de talentos, potencial e principalmente mindset de cada um dos participantes, porque nada mais transparente que atitudes em um mão na massa.

O programa DBLearning são ciclos de palestras, workshops, mini-cursos, grupos de estudos, decididos e promovidos pela galera com o apoio do PMO, uma forma de permanentemente trazer novos temas e conhecimentos, vivências e experimentos, essenciais a uma cultura que privilegie aprendizado contínuo.

Recorrentemente a DB promove eventos abertos e também participa através de seus colaboradores de eventos, onde exercitamos o compartilhamento de experiências e conhecimentos aplicados. Eventos próprios, participando de Grupos de Usuários, Comunidades de Práticas e em múltiplas parcerias com empresas e instâncias do ecossistema TecnoPUC, como o Centro de Inovação e CriaLab.

AT2016-07

Jogos são uma paixão antiga que internalizamos e compartilhamos, em suas mais diferentes abordagens, jogos como meio para treinamentos, interação, diversão e muito mais. Quer internamente a uma equipe, área, à empresa ou mesmo inter-organizacional.

AT2016-02

Estou no meu terceiro livro, o SCRUM 360º pela Casa do Código em ebook e físico, o JOGOS 360º e o TOOLBOX 360º, este último lançado durante o Agile Trends de 2016. A união dos três demonstram minhas mais profundas crenças quanto a modelo mental, cultura e desafios no uso de metodologias ágeis. Em especial, o quanto precisamos saber lançar mãos de técnicas e jogos para a introdução e fixação de melhorias … contínuas e efetivas, de valor.

AT2016-08

Jogos são o melhor meio para auto-conhecimento, porque jogando nos damos o direito de sermos nós mesmos e de posse disso, o dever de melhorarmos como pessoas e profissionais. Dos três livros, no menu de páginas no topo deste blog, este é o único que surgiu enquanto livro antes de ser publicado no blog. Os outros dois estavam 100% publicados e trata-se de coletâneas que podemos acessar os links abaixo do topo do blog.

AT2016-09

Existem talvez centenas de técnicas e boas práticas, ágeis e não ágeis, no livro ToolBox tive a pretensão de compartilhar aquelas que mais usamos, a arte da facilitação é termos o maior domínio possível, acumularmos experiências diversas, para quando necessário colaborarmos com orientações baseadas não em teorias, mas em vivências.

AT2016-10

O meu primeiro livro tentou levar minhas crenças de que há muito mais a suportar um time SCRUM que o scrum guide nos informa quando entramos nesta estrada. Lá eu compartilho minhas percepções até 2013 quanto a aspectos psicológicos e relacionais, já aprendi muito desde então, muitas experiências se somaram e procuro aqui no blog manter tudo atualizado.

Esta apresentação ganhou como bloco mais votado pela galera em conjunto com a Trend Talk do Vitor Massari, pois ganhamos o troféu Lucca Bastos. A seguir a divulgação, com o segundo bloco mais votado também tendo a DBServer através de um de seus diretores, Eduardo Peres, e uma foto com a colega Fernanda Borges, designer que montou a apresentação:

Troféu Lucca Bastos

20160502_152812

Anúncios

2 Respostas para “Agile Trends – Desmistificando a cultura ágil

  1. Parabéns pela caminhada de muito sucesso! Nada como contar com grandes parcerias ao longo da jornada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s