Agile Game – Marshmellow Challenge Ágil

Uma dinâmica conhecida mundialmente, que eu reciclo de forma a torná-la uma aula prática do método ágil SCRUM – http://marshmallowchallenge.com

No original a tarefa é mais simples, em dezoito minutos cada equipe constrói a mais alta estrutura livre, auto-portante, usando tão somente 20 varas de espaguete, um pedaço de fita adesiva, outro de corda e um marshmallow. O desafio é montar uma torre o mais alta possível e no topo colocar o marschmellow. Há métricas de praticantes pelo mundo em uma competição para ver quem chega mais alto.

Screen Shot 2013-01-29 at 11.04.13 AM

A essência é a mesma, a construção de uma estrutura, torre ou antena usando apenas espaguete, fita adesiva e barbante. No meu caso, o fundo de cena é que sou dono de uma operadora de celulares e preciso expandir minha rede, comprando novas torres de telecomunicações. Cada equipe é uma fábrica e peço que me façam uma proposta de antena, para o que lhes dou 2 minutos para planejamento.

Os tempos podem ser dobrados, tudo depende do tempo disponível e o quanto vamos ampliar o jogo de forma que uma variada gama de conhecimentos teóricos sejam aplicados, conhecimento vicário seja debatido e explicitado. Como chefe escoteiro, sabemos que um mesmo jogo pode ser aplicado de diferentes formas, cada qual com um foco e objetivo em mente.

O planejamento deles deve considerar o material, sem desperdícios, que será trabalhado em 3 jornadas de trabalho (iteração) de 2 minutos cada, ao final de cada jornada podem replanejar e logo em seguida eu disparo novamente o tempo. Eu uso uma ampulheta pequena ou o cronometro do celular:

  • Divida o grupo em equipes de 3 a 5 pessoas;
  • Para o planejamento lhes dê 1 (um) espaguete, um pedaço de fita, papel e lápis;
  • Ao final dos 2 minutos de planejamento peça que expliquem o que planejaram;
  • Para iniciar, dê 50 centímetros de fita e 25 de barbante;
  • Dê o número de espaguetes que eles planejaram e dizem precisar para a primeira iteração;
  • Rode os primeiros 2 minutos e discuta o resultado;
  • Fique a disposição, mas não faça nada sem que peçam;
  • Ao final das 3 jornadas, entregue algo para colocarem sobre a estrutura (*).

(*) O original é um marshmellow, mas eu lhes dou saquinhos de 5 marias, normalmente a galera esquece que sou de uma empresa de telecomunicações e que no topo de uma torre ficam equipamentos … de telecomunicações.

marschmellow challenge

É possível flexionar este jogo de diferentes formas, para introduzir conceitos de auto-organização, papéis, projeto, qualidade, valor, é possível trabalhar modelagem de negócio, proposta de valor, empatia, desafio e entrega.

Desde antes mesmo de participar do movimento escoteiro já acreditava que todo jogo proporciona aprendizados, mas para que isto aconteça é preciso entender que qualquer jogo merece ele próprio ser planejado, entendido no que tange ao que queremos entregar, qual o valor, qual a técnica e abordagem.

Para um grande grupo de jovens lideres da comunidade católica gaúcha, chamada “E Aí Tchê”, tive a oportunidade de realizar esta dinâmica com sete equipes cooperativadas, em que o trabalho de cada uma rodava no tempo previsto de cada jornada, quando um integrante de cada equipe interagia com as demais com o objetivo de utilizar o trabalho de todos, que unidos formaram uma estrutura de quase dois metros de altura no centro da sala.

O jogo Bamboo Challenge que eu criei é na prática este Marschmellow Challenge Ágil em escala natural, usando taquaras de um metro e sisal. Inicio fazendo um treinamento sobre amarras escoteiras, para então liberar o planejamento e a execução dos sprints. No final acabamos com estruturas de 2 a até 5 metros de altura, algumas aguentam outras caem quando içamos uma bandeira (ao invés de marschmellow uso uma bandeira a ser içada).

Jogos podem ser tão somente uma hora do recreio, mas não é isso que queremos com Team Building Games, cada oportunidade é voltada a objetivos singulares, queremos passar princípios, técnicas, subjetividades ou objetividades, acima de tudo queremos crescer, melhorar enquanto time, pessoas e profissionais.

Anúncios

3 Respostas para “Agile Game – Marshmellow Challenge Ágil

  1. Oi Jorge…gostei muito deste jogo…
    Eu sempre uso jogos quando termino de explicar a parte teórica do SCRUM para meus alunos da graduação e o retorno é sempre positivo…inclusive de alunos que tem ido a entrevistas e frequentemente estão participado de dinâmicas como estas no processo seletivo…tenho tido feedback’s bem positivos no uso de jogos. Abraço

    • Oi, jogos são cada vez mais usados e geram muitos aprendizados quando conduzidos de forma consciente para isso, o Marshmellow Challenge é como o City Building Game, cada qual pode ter 10 versões e 20 formas de conduzir … conforme o que queremos passar \o/
      [ ]

  2. Pingback: 1ª aula de GP – Somos gerentes e somos o projeto | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s