UFRGS – Um bate-papo em meio a natureza

A convite da Prof Karin Becker, hoje fui bater um papo com a galera de uma de suas turmas na Faculdade de Informática da UFRGS no Campus do Vale. Nunca tinha ido por lá, não conhecia seus prédios e flora exuberante, um Campus em meio a vários hectares de mata nativa e preservada.

Os gaúchos deveriam se unir em prol de mais verba a nossa Universidade Federal, porque prédios necessitam de manutenção, construções e instalações precisam ter início, meio e fim em suas obras. Deixá-las pela metade é puro desperdício do valor investido para iniciar ou para construir e não manter.

Apesar disso, é um campus brioso, com corredores com cobertura para trânsito entre seus prédios, como lembro de ter visto também lá na UCS. Juventude caminhando em passos apressados em meio a um labirinto de passagens, escadarias e corredores, mesmo assim, uma boa energia com certeza.

UFRGS-2

Ao chegar e perambular pelas instalações, porque quem tem boca vai a roma e assim aprende a conhecer e ser um romano … iniciando pelo bar Campus II e um sanduíche farroupilha, achei escadas, secretaria, corredores, salas dos professores, escadarias, laboratórios, corredores, salas de pesquisa, escadarias e corredores.

UFRGS-1

O convite feito pela Profª Karin foi o de bater um papo sobre a prática real de métodos ágeis, SCRUM em especial foi mencionado, mas a cada talk eu vou navegando conforme vou percebendo um brilho em um olhar, um franzimento de testa, uma inquietação, pergunta ou contraponto.

Acabei por falar muito em teorias oriundas da psicologia, sociologia, das ciências sociais, foi o substrato e amalgama que me servi para falar de SCRUM, KANBAN e Lean Office. Principalmente, falei minha percepção e valor sobre princípios, mindset, conhecimentos, habilidades e atitudes …

Sou um desastre quando em fluxo, era para ser 30 minutos seguidos de 15 minutos de perguntas e respostas, mas no final foram uma hora e meia de conversa, muitas vezes em formato de Talk, as vezes mono e outras bi-lateral. Acho que foi uma manhã densa, mas aproveitei ao máximo para passar uma porção de recados ágeis no tempo que tínhamos. Fazer o que, almoçamos todos um pouco mais tarde!

UFRGS-3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s