Carreira ou Emprego?

Fazer o que? Eu curto muito este assunto e acho que para a maioria ainda tem que cair a ficha, então aqui vai mais um post sobre carreira, porque água mole em pedra dura, tanto bate até que fura … É preciso entender a raiz social da palavra carreira para entender este post, não se trata da profissão escolhida, não é relativa ao emprego, trabalho, nem a ocupação que alguém exerce mediante remuneração.

Carreira é um termo que perdeu relevância com o passar dos tempos e hoje se revitaliza, resgatando o significado de rumo, objetivo, algo relativo a desejo:

  • século XVI – caminho, curso do sol através dos céus;
  • século XIX – caminho na vida profissional;
  • século XX – visão de cargos e funções, empregos e projetos;
  • século XXI – caminho desejado, objetivos profissionais.

carreira

Impossível não resgatar conceitos primazes de planejamento de projetos, porque acima de tudo, nossa carreira é um projeto. Por isso insisto sobre quanto tempoe energia você investe tentando sonhar e planejar sua carreira, talvez um Busines Model You, CHAx5, planejamento estratégico (mapping), ciclos iterativo-incrementais-articulados (sprints), com aprendizados e ajustes a cada passo.

O quanto cada um de nós usa algo do imenso arsenal que temos, dominamos e aplicamos nos projetos para as empresas para as quais trabalhamos e porque não usamos uma fração disso tudo para nosso principal projeto – nós mesmos?!?

Eu tenho um livro com mais de 70 métodos, técnicas e boas práticas e posso garantir que utilizo uma variedade delas e princípios para planejar e executar minha cerreira. Desde 2013 assumi as rédeas, algumas coisas deram certo, outras ainda estou pivotando … e você? É do time do deixa a vida me levar?

Auto-conhecimento

Temos que nos conhecer o suficiente para procurarmos aquelas empresas que queremos, conversar com pessoas que trabalham lá, termos convicção do valor que podemos agregar, no curto, médio e longo prazos, fortalecer os canais e relacionamentos que nos propusemos para que este sonho se concretize.

Com um bom CHAx5 e ANSOFF, podemos ter mais clareza e transparência, compartilhar uma página realista no Linkedin e ter uma oferta condizente ao que somos, uma propaganda enganosa só atrapalha e atrasa nosso crescimento. Por isso, uma matriz SWOT e Johari, pode nos ajudar a melhores sonhos e planos.

Temos que nos ver em cada linha de nosso CHA, de forma a sermos seniores no domínio de nós mesmos, curva de aprendizado e potencial. Já me perguntaram o porque ele não era contratado após tantas entrevistas, a própria pergunta já é uma resposta, na falta de entendimento de nossas forças e fraquezas, não melhoramos.

Entrevistas

Uma dica FUNDAMENTAL é pedir e correr atrás de um feedback após cada entrevista, respeite o timing da empresa, mas não deixe de pedir o feedback, afinal, se fizemos a entrevista é porque aquela empresa interessa e só sabendo o que eles não viram em você é que podemos melhorar para na próxima fazer diferente.

As vezes, a solução é treinar entrevistas, se existe midia training para empresários falarem de seu negócio, porque não treinaríamos entrevistas, elevator pitchs, frases e abordagens, não é fraudar, é aprender a dominar sua ansiedade, inquietação, não deixar que algo tão simples deponha contra e impeça você de mostrar-se como é. Se você não viu, veja o filme “O Discurso do Rei”, é nos melhorar, é fazer melhor.

É muito engraçado, tem gente que ainda vive no século XX e acha que o diferencial está na roupa, no sapato, na ausência de tatuagens e piercings, no corte do cabelo, em um currículo asséptico e bem formatado. Siga todos estes “valiosos” conselhos, mas se der de cara comigo em uma entrevista, preciso de uma hora para saber quem você é e o quanto mente naquilo que está escrito e está visível.

Quer um conselho meu? Seja transparente, demonstre o quanto se conhece, o quanto tem um plano de carreira, o quanto consegue aprender coisas novas, o que sabe, o quanto se interessa pela empresa e como pode agregar valor. Não invente, não enrole, não acredite que uma roupa ou certificação resolve sua vida, porque um bom entrevistador rapidamente perceberá o quanto aquilo é mise-en-scéne.

Planejamento de Carreira

Se você leu até aqui é porque provavelmente se interessará em um post que fiz sobre Planejamento de Carreira, autoconhecimento, planejamento estratégico, tático e execução … clica na imagem e dá uma olhada, já fiz palestras e workshops em diferentes faculdades, escolas e eventos com este conteúdo e é algo pelo qual tenho especial carinho, principalmente junto aos mais jovens, entrantes no mercado de trabalho, para que desde já aprendam a se dar o valor, a si e sua vida.

plan-carr

Por casualidade, quase ao mesmo tempo o Magno De Santana Silva  postou um texto sobre Emprego e Carreira, sobre Business Model You do Alex Osterwalder e uma técnica de modelagem convergente do Alexandre Magno. Compartilhando para somar o/ … https://medium.com/@magnodesantana/emprego-x-carreira-o-que-te-move-420e0ff50a80#.jn7o66pph

Anúncios

4 Respostas para “Carreira ou Emprego?

  1. Massa. Já pensei nisso, É bacana, mas um trabalho do cão. Planejar onde quer chegar, dividir isso em conquistas menores, fazer networking para chegar em determinada empresa almejada. É bem.legal, mas tenho certeza que 95% dos profissionais de qualquer área são do deixa a vida me levar. Eu inclusive. Os outros 5% são os profissionais bem sucedidos 🙂

    • Não era para ser “trabalho”, é para ser divertido e junto de parceiros de viagem … Não define se seremos bem-sucedidos, mas nos ajuda a não desperdiçar eventuais oportunidades ou reduzir riscos … nos antecipando. Não é para ser chato, trabalhoso, cartesiano, sisudo, … ao contrário, é para ser um grande barato \o/

      • Christian

        Quando digo bem sucedido, falo em felicidade tb, não só financeiramente. Se se sabe onde se quer chegar, é mais fácil. Saber o que se quer é complicado… tenho 30 e até hoje não tenho ideia 🙂

  2. Pingback: Qual é o Canal? Vamos falar de pessoas, carreiras e realização | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s