Por que não compartilham oportunidades? Why? Pourquoi? Warum?

Por que a maioria só curte posts com oportunidades, como artigos com conteúdo relevante, eventos interessantes, feira de carreiras, das profissões, editais de incubação, hackatonas, dinâmicas gratuitas doando conhecimento, oportunidades, vagas, … Por que a maioria curte mas não compartilha? Porque não divulgam para a sua rede? Por que?

Talvez a maioria seja filho de chocadeira? Não tem sobrinhos, tios, primos, amigos? Acham que eles vão achar que são uns chatos se entre as fotos da balada, correntes e auto-ajuda, começarem a postar coisas “caretas” como eventos e oportunidades? Por que?

rede-sociais-pag
chocadeira ovos galinha

Por que escuto de alunos, amigos e profissionais das mais variadas empresas que eles não ficaram sabendo de um evento interessante para eles, ninguém de sua rede compartilhou, sendo que muitos ficaram sabendo. É um desserviço, é falta de parceria, saber de algo legal para seus amigos e não compartilhar é muita muquiranice … Por que?

Por que uma feira com 40 grandes empresas voltada aos jovens não lota, porque todos os que se beneficiariam não estão lá, especialmente os mais jovens? Por que um evento sobre inovação tem sempre os mesmos? Por que eventos sobre cultura e empreendedorismo tem os de sempre? Por que tantos reclamam que não ficam sabendo em tempo hábil, mesmo com tios, primos e amigos na sua rede, talvez eles achem que ajudam mais com correntes.  Por que?

Acho que cada um tem que perceber que não vão corromper seus “valores” culturais e lazer se usarem as redes sociais para fazer chegar aos seu amigos e principalmente jovens boas oportunidades de desenvolvimento, carreira. Dar exemplo de que carreira também faz parte da vida, também é prazer, também é importante. Deveria ser obrigação de todos nós, usar Linkedin, mas também Facebook, Twitter, Google+, para disseminar opções construtivas.

Na pesquisa sobre atividades pessoais nas redes sociais logo abaixo há muito mais “buscar”, “encontrar” e “desenvolver”, mas a quarta posição é “divulgar”. O que você divulga de oportunidades e atividades com a sua rede? Se você curtiu um evento ou material, ao não compartilhar, deduzo que é porque quer guardá-lo para si, acha que sua rede não merece saber de algo que aparentemente você curtiu e que seus amigos poderiam também curtir e participar !?!

redes-sociais

Inclusive e em especial para aqueles jovens que passam a vida no Face, um overhead de legalzisses e frases de efeito. Desculpa ai, comentem, eu não consigo entender … dezenas de eventos a cada mês e posso gerar uma lista de 5 ou 10 nomes que se empenham em sugerir e compartilhar com família, jovens e amigos a sair da zona de conforto … Por que? Alguém consegue responder ?

Não entendo o porque 98% da minha rede não conseguem entender o valor que eles tem para os mais jovens de sua rede e seus amigos, continuem postando tudo o que postam, mas compartilhem oportunidades de aprendizado … não todas, mas deve haver algo útil que não auto-ajuda e balada, ou não tem? De nada adianta redes e frases bonitinhas ocas sem exemplo … Todos temos parcela de responsa no exemplo com compartilhamento de coisas práticas e reais no âmbito do desenvolvimento humano, pessoal e profissional.

Tem uns tantos que “curtem”, mas não compartilham, para mim é igual a dizer que “báh gostei, vou usar, mas não vou avisar os outros porque diminui a concorrência”, é isso? Se você verdadeiramente curtiu, por que não faz chegar aos seus? Em especial aos mais jovens? Talvez eu esteja completamente errado, mas é isso, dói encontrar pessoas que não foram porque não sabiam. Por que?

Desculpa ai, não é uma crítica, é só um desabafo, quero entender, pode ser que eu esteja enganado, o Face não é para isto, todo mundo acha que isso é no LinkedIn, mas como sensibilizar e provocar os que estão fora do LinkedIn? Principalmente a galera mais jovem, mas vale para todos? Por que?

porque

6 Respostas para “Por que não compartilham oportunidades? Why? Pourquoi? Warum?

  1. Mereceu o excelente pela atitude de cobrança! Isso!! 🙂 Eu curto boa parte das coisas que você posta, mas raramente compartilho. E vou te dizer porque: “Acham que eles vão achar que são uns chatos se entre as fotos da balada, correntes e auto-ajuda, começarem a postar coisas “caretas” como eventos e oportunidades”. É por isso. Mark my words: tudo que você postar sobre eventos, e eu ler, eu vou compartilhar. Nem que seja um “Public” rapidão, mas eu vou amplificar a sua divulgação. Você tem toda razão em tantos porquês, e eu vou trabalhar para que seu post tenha valido ao menos um companheiro a mais na sua jornada! 😉

    • O que eu faço por aqui (assim como tantos outros), tu fazes em SanPa, nem sei se compartilhar eventos aqui do Sul poderia ser útil. Já a recíproca é verdadeira, divulgo os eventos de SanPa, RJ, Floripa, sempre que fico sabendo deles, porque sempre tem gaúchos indo e vindo e podem aproveitar. [ ]

  2. Jorge,

    Eu não sei se tenho uma resposta para o por quê? Mas na minha opinião uma parcela da culpa está no ouvinte, pois vejo a geração atual gastar horas sem fim jogando conversa fora em whatsapps e facebooks da vida, mas não investem nem 5 minutos em acompanhar um blog, um site de notícias ou garimpando conteúdo relevante no LinkedIn e cia.

    Bem eu sou da turma de compartilho, anos atrás antes do LinkedIn e Facebook virar moda eu já fazia isso por email e percebi que as pessoas não davam a mínima, bem o que faço agora é divulgar no LinkedIn e aos que tiverem interesse no conteúdo que eu posto, como já dizia Chapolin “siga-me os bons”.

    Abs,

    • \o/ Parabéns pela atitude, cada compartilhar de conteúdo e eventos gratuitos tem o potencial de mudar a vida de um jovem ou mesmo um veterano que ainda procura encontrar seu espaço ou sonho. [ ] e até a próxima, por aí, na estrada 😉

  3. Ótimo texto! Eu não costumo postar no facebook estes itens, posto nos grupos fechados ou mando nos private, pra quem se interessa. Tbm não que ser o “chato”… :p

  4. Júnior Gonçalves

    Compartilho da mesma visão!

Deixe um comentário

