Um Jogo básico e rico em reflexões – Invertendo a ordem!

Que tal um quebra-gelo que gera bons insights como aquecimento prévio a uma reunião de retrospectiva ou treinamento. Eu aplico este jogo com frequência para novas equipes no Tecnopuc, sempre ao ar livre, sob as árvores, sobre as guias dos caminhos dos jardins entre os prédios.

O importante é encontrar uma guia estreita, uma linha de pedras, concreto ou qualquer outro material em torno de 10 centímetros de espessura. O principal é que na guia seja possível ficar de pé, com o pé na transversal, com o centro do pé apoiado na guia.

invertendo

No parque tecnológico há várias guias nas alamedas, algumas delas são perfeitas para esta dinâmica que fala de espírito de equipe e princípios ágeis essenciais. Todos equilibrados e usando o próprio corpo como apoio aos demais do time para que um por vez troque de posição sem pisar fora da guia.

É vapt-vupt, uso para dar uma esticada sob o Sol, na brisa, rápido e de valor:

  • Divida o grupo em equipes de quatro a sete pessoas;
  • Peça para que cada equipe suba na guia;
  • Importante deixar certo afastamento entre elas;
  • Ninguém pode pisar fora da guia ou se apoiar fora dela;
  • Numere os integrantes de cada equipe como 1,2, 3, …;
  • Peça que invertam a ordem sem pisar fora da guia;
  • Devem achar um meio de se apoiar ou se balançar;
  • Pare algumas vezes para reflexões;
  • Se demorar demais, reflita sobre os porquês.

invertendo-2

PRINCÍPIOS: A reflexão é sobre a eventual falta de colaboração, alguns chegam a se afastar quando os outros estão tentando trocar de posição, para poder admirar e rir das situações geradas e falha nas tentativas de troca, mas a solução está no enunciado apresentado no início informando que eles são um time, porque só funciona se os demais do grupo apoiarem os colegas, com uma troca por vez.

DICA: Outro ponto é a falta de conversa e planejamento. Algumas equipes saem fazendo, às vezes sem escutar os pedidos ou proposições de alternativas que um ou outro tenta discutir. Outros não querem perder tempo nem em explicar o que pretendem fazer, o que eles querem é apenas fazer, sem saber se os outros concordam e topam fazer assim como ele imaginou.

Anúncios

2 Respostas para “Um Jogo básico e rico em reflexões – Invertendo a ordem!

    • Oi, eu curto demais, um jogo que aproxima pessoas, é divertido e passa o recado. Mas não é para qualquer time, alguns não aceitam jogos muito descontraídos, alguns sequer aceitam qualquer tipo de jogos … mas não tem nada, a maioria rola e gera muitos aprendizados e reflexões.
      [ ]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s