O básico do básico para registrar e iniciar uma empresa

Há algum tempo venho vivenciando, aprendendo e ajudando pessoas com sonhos empreendedores diferente dos que eu estava acostumado, até um ou dois anos atrás só me envolvia com startups de matriz tecnológica, focadas em sites, apps, automação, IoT, … As técnicas eram Businesso Model Canvas, Lean Canvas, Value Proposition Canvas, Empathy Canvas, Validation Board, etc etc etc.

Em 2014 fiz o curso EmpreTec do SEBRAE, em 2015 a interação com o Rafael Vicentim (Vai dar Bolo), Marcelo Pereira da (CellInCase), Adri Germani, Denise da Silva Dariva, Rita Ferrão e Giane Schmaedecke fez com que o próprio grupo TecnoTalks se fortalecesse nessa vibe, acabando por organizar uma dúzia de eventos com ênfase em aspectos e segmentos mais práticos e tradicionais.

Semana passada facilitei a modelagem inicial de um restaurante, hoje tropecei em um compartilhamento do Empreendedor e Prof Rafael Matone Chanin sobre um link do SEBRAE muito legal com um passo-a-passo para o registro de uma nova empresa e decidi registrar aqui no blog:

13465950_1374793832536468_2709935927686876891_n

Para ler o artigo do SEBRAE, clique aqui.

Tem um artigo sobre a burocracia para a abertura de restaurantes no site da associação brasileira de bares e restaurantes, para ler clique aqui. Negócios relacionados a alimentação possuem a necessidade da solicitação de visita técnica da vigilância sanitária para que seja emitido o devido alvará.

Nessas horas, sempre é bom lembrar de Tiago Mattos da famosa Escola Perestroyka, tem um post dele que merece ser lido por todos antes de começarem a resmungar e cair nas mesmas ciladas de sempre, porque reinventar a roda é para desavisados, quem lê, estuda e acredita, Vai Lá E Faz – clique aqui.

A tempo, o livro Vai Lá E Faz do Tiago é gratuito, é só ir lá no link e pedir para baixar, mas tem uma versão impressa para quem curte – clique aqui.

Boa sorte, fico a disposição  \o/

Anúncios

Uma resposta para “O básico do básico para registrar e iniciar uma empresa

  1. Eu era louco para abrir uma empresa. Eu já tinha me decidido a ser empregado para o resto da minha vida, mas cada vez que eu vejo isso tudo, percebo que tomei a decisão certa ao guardar meu dinheiro e não investir em uma nova empresa. Seria um calvário de dor e sofrimento, para dar em nada no final. 🙂 Valeu por compartilhar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s