50% de 2016 já foi, como vão suas metas para o ano?

A maioria das pessoas é do pagode, elas “deixam a vida lhes levar”, não sem cumprir os rituais de praxe, como aquela que nos incita a listar metas para o ano novo. Na última semana do ano passado a maioria se deu ao luxo atípico de refletir sobre sua vida, família, trabalho, sonhos e desejos para 2016 …

É muito lindo, alguns fazem promessas, planos, business models yous, mappings, no dia 01/01 vão na praia, pulam as ondinhas, fazem promessa para Iemanjá. Mas a verdade é que para a maioria estes planos e sonhos de mudança jamais serão lembrados, nem um ano depois, quando em 01/01 sonharão novos sonhos.

Nos sonhos tem de tudo, alimentação regrada, saudável, exercício, deixar o cigarro, bebida, caminhadas, tem metas de carreira, estudar mais, aprender coisas novas para ser mais pró-ativo, crescer, ser mais valorizado, trocar de emprego, trabalhar na empresa de seus sonhos, …

Mas a partir do dia 02/01 a maioria entra no piloto automático, apenas vive cada dia, espera o salário no final do mês, o sonho é as próximas férias no final do ano, velhos e jovens contando o tempo para se aposentar, porque não estão satisfeitos onde estão mas não lutam para ir para um lugar melhor.

Pessoas conseguem tocar sua vida profissional sem planos, só resignam-se a não pensar nisso, desde que consigam ter um mínimo na vida pessoal, como se só fosse possível ser feliz fora do horário comercial. Muitos destes são os que desdenham a geração Y porque é insatisfeita, rebeldes, querem ser felizes, ter orgulho e paixão no trabalho, reconhecimento, desafios e crescimento.

Não seja um Sapo

Todo mundo conhece a história do sapo que entra em uma panela com água fria aos 20 anos e não percebe a temperatura subir e o tempo passar, alguns desses sapos são demitidos aos 35 e não sabem o que fazer, outros só saem aposentados para então começar a reclamar do valor da aposentadoria.

. O quanto está feliz e seu trabalho tem um propósito além do salário?
. O quanto você cresceu em 2014 e o quanto foi reconhecido por isso?
. O que aprendeu e o quanto isso o ajuda a crescer na sua carreira?
. O quanto você conta o mês até o final, até receber sua recompen$a?
. O quanto você acredita naquilo que faz, nos resultados e nos meios?
. Você tem orgulho do que faz com colegas, chefe e/ou chefiados?

A questão não é o dinheiro, a questão é VIVER, 1/3 de nossa vida é família, amigos e lazer, mas outro 1/3 é trabalho e merece ser divertido, merece nosso esforço em ser algo onde aprendemos, crescemos, somos felizes e evoluímos como pessoas, profissionais e protagonistas sociais, sem idealizar, mas de olho no futuro.

sapo

Não seja o sapo que fica dentro da panela sem olhar para fora, acomodado, curtindo o calor e o tempo passar, inquiete-se, vá atrás de mais conhecimento, desenvolva habilidades inatas, tenha atitude, seja quem faz a diferença. Quantas justificativas e sentimentos você criou a cada final de ano, quanto resmungou porque gostaria de estar em outro lugar e o quanto luta para fazer acontecer?

Era do conhecimento

Há bilhões de pessoas no mundo sem esclarecimento, conhecimento ou mesmo mínimo acesso a informação, mas não é o caso de ninguém que esteja lendo este post, pois provavelmente a maioria absoluta não se enquadra como ignorante.

Ignorante – Diz-se da pessoa que não tem instrução, que não sabe nada. Diz-se da pessoa que ignora, que não tem conhecimento em determinado assunto.

Século XXI, ano de 2016 e muitos preferem ver sua profissão e trabalho como algo apenas relacionado a salário e veem a si mesmo como operários, alguns até tem orgulho em só fazer bem apenas aquilo que é esperado, cumprindo ordens.

A chave das boas oportunidades para todos, com ou sem sonhos e planos, é um bom networking. Participe de uma interação mensal com o mercado, quer em um GU, CoP, Fóruns ou eventos maiores, conheça e se faça conhecer.

Se a cada mês analisar a agenda de eventos e oportunidades, a maioria gratuitas, chegará a conclusão que vale a pena perder a novela ou o jogo uma vez a cada mês para participar e aprender algo novo, aprofundar, compartilhar, conhecer gente.

Dicas e Conclusão

Há múltiplas possibilidades, SWOT, Johari, BMY, Mapping, CHAx5, use a técnica que preferir, mas faça projeções, desenhe cenários, veja-se como um projeto e dedique algum tempo para entender suas opções, metas e faça por merecer.

Se você não explicita para você mesmo o que quer, então qualquer coisa estará de bom tamanho, sem objetivos tanto faz. Auto-conhecimento faz com que você não seja aquele sujeito que fica reclamando da vida, os 10 ítens abaixo podem ajudar:

#1. Seja fiel as suas crenças e princípios, siga-os;
#2. Acredite em você mesmo, mas tenha parceiros de viajem;
#3. Sonhe e planeje um passo de cada vez, tenha metas de curto prazo;
#4. Incomode-se, sempre tente ampliar a sua zona de conforto;
#5. Você é um só, equilibre sua vida pessoal e profissional;
#6. Poucos limites são definitivos, tente superá-los;
#7. Preocupe-se mais com você e menos com os outros;
#8. Não tenha muito medo, arrisque e aprenda com seus erros;
#9. Somos mortais, não entre em postergação indefinida;
#10. Curta a viajem e seja Feliz! :o)

Galera, 2016 está na metade, mas ainda tem jeito de chegar no próximo dia 31/12 lembrando das metas do final de ano anterior e satisfeito do tanto que conseguimos fazer acontecer. Se ao terminar este texto você chegou a conclusão que para você não tem jeito, achou justificativas ou racionalizou … sugiro um bom curso de PNL ou DL.

Vamos lá, fazer acontecer, com parceria, se dormimos 8 horas por dia, a vida é algo que vale a pena ser vivida nas outras 16 a e não apenas 8, trabalho também merece ser algo instigante, divertido, ser uma carreira e não só um emprego.

Pense nisso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s