A gênese de um novo curso – Desmistificando o líder ágil

Um mix de assuntos que interessam a líderes e liderados, a equipes e instâncias hierárquicas existentes e necessárias em cada organização. Uma reflexão sobre líderes de equipe, de áreas, de departamentos, de organizações, mas também sobre governança, PMO, planejamento estratégico, tático, longitudinal e transversal, porque afinal, Takeushi & Nonaka tinham razão quando em 1986 escreveram que “equipes auto-organizadas não são equipes descontroladas”.

20160702_180830_resized

O objetivo não é repetir cursos de Management 3.0, é trabalhar a convergência do mundo real baseado na práxis do ágil nas empresas com quem nos envolvemos com teorias da psicologia e ciências sociais que tentam explicar acertos e erros a partir da psique humana, porque entender de onde viemos, com os porquês do hoje, são o caminho para planejar e construir um novo amanhã.

Para um novo curso é preciso novos jogos, aprendi no escotismo que um mesmo jogo pode possuir um grande número de fundos de cena e variações, cada qual com um objetivo, uma mensagem a passar. Reinventei um jogo de dobraduras de animais (origami), com equipes, líderes, exigindo transversalidade, tomadas de decisão para aquisição de material e equipamentos usando notas de reais com a cara do Seu Madruga – Nome: Pet Toys Bots.

Uma contingência era o Marshmellow Ágil colaborativo, uma variação que apliquei na E Aí Tchê com a Tatiana Ximenes em que várias equipes trabalharam de forma a gerar uma única estrutura em que as partes produzidas por cada equipe unem-se. Não foi preciso nem tivemos tempo para experimentar este jogo e os debates geraram bons insights para ajustar o Pet Toys Bots e fazê-lo ir além.

13606628_1165135403539408_4311221747739978616_n

Uma andorinha só não faz verão! Não tem palavras para agradecer a uma galera ligada que dedicou seu Sábado para fazer um piloto do treinamento, porque assim como no Banco Intergaláctico a experimentação e sugestões é o que fazem acelerar a identificação dos pontos que precisam ser refatorados. Cabe a mim não ter a arrogância de achar que construirei um curso sozinho, juntos vamos além!

Pelo SICREDI – Guilherme Motta e Diego de Vargas Vieira.

Pela DBServer – Dayane Cristina Gonçalves; Dariano Pires Soares; Roberta Bello Kniestedt; Gian Carlo Lopez Luciano; Gabriela Capua Escobar; Daniel Cristiano S. da Silva; Daniele Bohrer Ortiz; Antônio Vilmar Silveira Castro; Katya Patricia Hunhoff; Vitor Farias Ribeiro; Liliane dos Santos da Silva; William Moraes Ribeiro; William de Quevedo Sandoval; Tanara Bragança Leal e Thiago Mulek.

20160702_141856_resized

Novamente, uma sequência intercalando teoria e dinâmicas, jogos e debates, só não conseguimos criar por enquanto um fundo de cena como no Banco 24Hrs, que virou Banco Jedi por sugestão da galera e depois batizei de Banco Intergaláctico. Usei diferentes fundos de cena que ilustram, inspiram e remetem a liderança.

Ao final, como sempre, realizamos um saboroso debate sobre percepções, sugestões, dicas, encomendas de pesquisa e prospecção de novas informações ou variações. Discutimos nomenclatura e suas cargas emocionais, pequenos ajustes que podem gerar diferentes entendimentos, mais provocativos ou profundos.

13529205_10210002364081912_8266464618761826889_n

Desde minha vinda para a DBServer, permanentemente tenho participado e sou desafiado a desenvolver novos treinamentos e dinâmicas, cada uma delas customizada de acordo com as características de cada cliente. Desmistificando a agilidade, método Scrum, Kanban, Lean Office, Fundamentos, nivelamento ágil e liderança.

Em cada um, a cada dia, sempre angustiado pela vontade de atender e superar as expectativas do cliente, sempre refatorando, incluindo novas informações, diferentes conhecimentos, compartilhando minhas crenças e paixões. Tudo isso me faz ter um grande sentimento de gratidão à DBServer e aos colegas com quem já tive a oportunidade de interagir, faço o que gosto e gosto do que faço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s