Diário de Bordo, artefato para qualquer equipe

É sempre uma grande satisfação ver equipes que levam a sério seu processo, baseado no método SCRUM, quando possuem um bom quadro de Release Plan, empenham-se em se divertir enquanto geram valor consistente a cada sprint – sprint planning, daily, quadros e métricas, review e retrospectiva.

Uma sugestão muito usada é manter um quadro visual de histórico da sprint, uma simples folha A4 com uma escala ao centro com os 10 dias do sprint, de forma que a cada dia o risquemos, mantendo o número de dias que já passaram e quantos faltam … eu não tinha um nome para este quadro, até alguns dias atras.

Uma profissional da SISPRO, a Gláucia, sugeriu o nome “Diário de Bordo”. Outros times já usavam algo que eu chamava de quadro de ocorrências, lembretes para retrospectiva, folhinha, … nunca havia de fato batizado ele com um nome … agora não tem volta, foi, tem nome, é “Diário de Bordo”:

  • É uma agenda, dos 10 dias que compõem o sprint;
  • Permite registros dia-a-dia, visual, colorido, divertido;
  • Há espaço em torno da linha de tempo p/postits;
  • Podemos registrar ocorrências, fatos, justificativas;
  • O shape é você que escolhe, do básico ao descoladão.

mural-1

diario-de-bordo

diario-de-bordo-4

No diário de bordo podemos registrar insights, ocorrências como uma licença médica e ausência de um integrante, o registro de uma mudança significativa de escopo, uma informação sobre um extra inserido, um registro de sucesso ou mesmo de satisfação por algo que aconteceu.

É um grande desperdício ir para uma retrospectiva sem levar de alguma forma os dados e informações pertinentes à sprint, quadros, métricas, os planos de ação discutidos na última retrospectiva é o ponto de partida, mas também é preciso que tenhamos registrado fatos e sentimentos na hora que acontecem, para que não sejam esquecidos, para que sejam aproveitados e gerem o valor.

Não é para ser algo sem graça, pode ser colorido, divertido, podemos usar uma folha com o balão, barco ou estrela do mar usadas em retrospectivas, mas creio que é melhor ainda se na borda desta folha houver uma linha de tempo … crie o seu Diário de Bordo, como preferir, o importante é registrar para refletir, não deixar que a memória decida sobre o que vamos ou não analisar.

diario-de-bordo-2

diario-de-bordo-3

Já vi equipes construindo nas mais diferentes formas, invente o da sua equipe 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s