O mini-Pokecurso foi um sucesso, agora quero as Pokedex

Foi muito bacana, os três primeiros a chegar ganharam o livro ToolBox 360 e uma boa charla sobre assuntos de interesse, os seguintes puderam tomar um cafezinho, suco e biscoitinhos oferecido pela DBServer e bater um papo de aquecimento. A noite foi quente, pelo menos para mim, porque aquele Kigurumi de Pokemón de pelúcia estava ligado no Hot e o calor humano ativava ainda mais meu entusiasmo em uma noite de 9° lá fora.

Obrigado!

Contei com a parceria da Marina Bellenzier, com quem pareei em diferentes momentos de um curso focado em passar a essência do método SCRUM … conseguimos passar princípios, técnicas complementares, conceitos adicionais a prática e variados exemplos do cotidiano de equipes ágeis.

Foram três horas sem intervalo nem tempo para respirar, quem já conhecia um pouco dos paranauês interagiu bastante, enriquecendo o passar do tempo, mas meu objetivo secundário de construir 14 Pokedex (uma por bancada) não foi possível. Prioridade para o objetivo principal, alinhado no início, que era ser um Mini-curso sobre fundamentos, princípios e práticas de equipes SCRUM.

13882548_1186144551438493_8873534412291288131_n

Fossem 4 horas e sairíamos com as Pokedex, igual, o feedback foi muito legal e fiquei pilhado para uma revanche … no próximo vai ter Pokedéx!  \o/

1. Introdução com um quebra-gelo, cada grupo (bancada) desenhou sua Pokedex em EVA, apresentei a análise causal, porque usar Agile e a importância de não idealizar ou superestimar a que o Agile se dispõe, seus pilares e sustentação:

Pokedex-01

2. Trago sempre a pirâmide Lean do grande Samuel Crescêncio, essencial, e o papel de um profissional de TI (sempre falo de planejamento de carreira). Depois iniciamos a entender o negócio com um Business Model Canvas:

Pokedex-02

3. O que é a base dos processos criados a partir do framework SCRUM e a vital discussão inicial e importância do Prof Finocchio através do Project Model Canvas para um termo de abertura com premissas, restrições, riscos, expectativas:

Pokedex-03

4. Papéis do SCRUM e sua prática, a técnica de inception e User Story Mapping, valorizando sobremaneira o uso desta técnica durante toda a fase de pré-game para ir modelando funcionalidades e necessidades de forma visual:

Pokedex-04

5. A técnica ou mindset mais relevante para estimular a colaboração e efetividade em times ágeis através de mapas mentais, do conceito da pirâmide de abstração frente ao ciclo de vida SCRUM … aspecto importante para entender e praticar:

Pokedex-05

6. O que são e exemplos de parâmetros de projeto e a importância na clareza deles para irmaos adiante no planejamento. A técnica de Customer Journey Map e Release Plan para a assertividade visual e alinhamento permanente:

Pokedex-06

7. A formalização e fixação de nosso Release Plan de forma visível e permanente para usá-lo como diário-de-bordo de nosso projeto, mudanças, ocorrências, a prática de Sprint Planning e a relevância de Sprints Reviews:

Pokedex-07 5

8. Um exercício de desenvolvimento de uma tela fictícia para certificação na tecnologia PTC (papel-tesoura-cola), construíndo nossa primeira tela da Pokedex, quadros kanbans e fluxos de trabalho em exercícios práticos:

Pokedex-07

9. Retrospectiva, daily Standup Meetings, Reviews e uma revisão geral do framework, uma noite pegada, repleta de detalhes e exemplos práticos, com muitas P&R … todos saímos com novos insights e caraminholas na cabeça  \o/

Pokedex-08

Ahhhhh, a customização do Kigurumi da minha Luisinha ficou massa, o fundo de cena Pokemón deu um astral legal e as brincadeiras e sutilezas mantiveram um mini-curso especialmente denso um pouco mais leve … amo muito tudo isso!

13681058_1186144614771820_1446465454195221154_n

Até a próxima!

 

Anúncios

4 Respostas para “O mini-Pokecurso foi um sucesso, agora quero as Pokedex

  1. O MÁXIMO!!!! 😀 Eu não tenho palavras para quantificar o nível de energia dessa coisa toda!!! 😀 MEU HERÓI!!!! FEZ HISTÓRIA!!!

    • Menos né, só diversão e ludicidade, a quantificação da energia é 1000 Volts com o ataque Choque do Trovão do Picachú … com a minha filha, quando pequena, assistíamos juntos a todos os Pokemóns, todos os dias as 20:00 na Cartoon era sessão cineminha com o episódio do dia \o/ [ ]

  2. Foi muito bom o curso Jorge! Na próxima madrugo! Quero um livro também!rs

  3. Pingback: Eventos que organizei ou ajudei a divulgar em 2016 | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s