Não fuja, todos nós somos Gerentes de Projetos

Leia o post até o fim … ele ia ser apenas a divulgação e provocação inicial sobre ACP, PMI, PMBOK, Agile, … mas garanto que vale a pena ler até o fim, refletir e decidir se tem sentido ou não  🙂

Para quem está atrás de uma certificação ágil, no dia 15/09 as 17:00 no auditório Global do TecnoPUC terá uma oportunidade para saber mais sobre a certificação ACP do PMI – Agile Certified Practitioner.

A tempo 1 – Escrevam aí e me cobrem, tenho certeza que em mais alguns anos, ainda nesta década, teremos um PMBOK que apresente TODAS as boas práticas sobre gerenciamento de projetos – No Filter!

A tempo 2 – Não faz o menor sentido discutir se você é tradicional ou ágil, a distinção é se você gerencia projetos ou não. O como você gerencia pode seguir ou não princípios ágeis.

A tempo 3 – Em breve também não haverá o menor sentido discutir se você pratica princípios ágeis ou não, você pode sapatear, mas não por muito tempo. Mais interação, iterações, valor, gemba, kaizen, … \o/

A tempo 4 – Prepare-se, o mercado cada vez mais procura, valoriza e retém profissionais que fazem a diferença com perfil T, equipes auto-organizadas, ciclos iterativo-incrementais-articulados.

certifique_se_v3

Sou professor de gerenciamento de projetos na FACIN PUCRS para Ciências da Computação e Sistemas da Informação, abaixo tem uma foto do quadro branco de TODAS as aulas.

Faço questão de chegar meia hora antes, preencher o quadro e iniciar a aula com uma breve revisão. As aulas são de 4 créditos, a noite, esta é uma forma de mitigar a Curva de Ebbinghouse, maior retenção de conhecimento sobre GP, de alto valor para todos. A provocação permanente é que as 10 áreas do PMBOK e os princípios ágeis devem estar presentes em TODOS os projetos, o que muda são as técnicas.

O quadro tem os diagramas em branco, com lacunas, em que a turma deve me ditar o preenchimento, cada um interage uma vez, a maioria ou todos interagem. A esquerda tenho os cinco grupos de processos e a lista das 10 áreas de conhecimento e planejamento do PMBOK. Ao centro um diagrama SCRUM, pirâmide das abstrações, conceitos básicos da disciplina a direita.

20160819_231439

Ano passado o quadro era mais tosco … ele foi evoluindo, mas o conceito de que TUDO o que planejamos no mindset PMBOK deve estar em projetos Ágeis continua. Assim como a crença em aulas experienciais, com planejamento avançando pelas paredes do primeiro ao último dia de aula continua  \o/ – https://jorgekotickaudy.wordpress.com/2016/06/11/aula-curva-de-ebbinghaus-ludificacao-e-aprender-fazendo/

20150828_222307

Todos nós somos GP de nossas vidas e carreira, ou praticamos isso ou seremos eternos sortudos ou azarados … ao sabor das ondas do tempo! Pare para pensar: Onde você está hoje, onde quer chegar, como chegará lá, escopo, riscos, qualidade, aquisição, comunicação, eu posso ficar 15, 30 ou 200 minutos falando sobre isso, métodos, técnicas e estratégia, modelagem, planejamento, monitoramento, … da sua vida e carreira.

Acredite, todos nós somos bons ou péssimos gerentes de projetos de nossas vidas e carreiras … esta é uma disciplina que deveria ser obrigatória já no ensino médio. Estamos em 2016 e a técnica para orientação vocacional (profissional) ainda são aquelas perguntinhas de perfil criadas na década de 19oo e qualquer coisa  😦

 

7 comentários sobre “Não fuja, todos nós somos Gerentes de Projetos

  1. Bom texto Jorge. Embora ainda exista uma grande resistência, tanto de profissionais, quanto de empresas, para prática dos princípios ágeis, tenho a visão de que estamos no caminho. Porém, em empresas muito técnicas ou muito necessitadas de pessoas com skills especializados, sempre haverá espaço para aqueles profissionais mais resistentes. O desafio é lidar com esse ambiente característico da mudança.
    E o teu quadro branco… é “hors concours” 😉

  2. Meu pai me contou uma história, uma vez. Fernão Capelo era uma gaivota que sempre queria pescar mais fundo, pois era onde estavam os melhores peixes. Ele repetia, mergulho após mergulho, mas nunca chegava lá. E ia cada vez mais alto, achando que a velocidade ganha assim permitiria ir mais fundo, só que ele apenas se arrebentava com mais força na água. Um dia, quase perdendo as esperanças, tornou a observar (acho que era) a águia, repetindo para si mesmo, pela milhionésima vez, a pergunta: “como ela consegue, e eu não?”.

    E então ele viu. Ele saiu do lugar-comum, juntou todas as peças, teve uma epifania – chame como quiser. Momentos antes de entrar na água, a águia encolhia as asas (ou dobrava a pontinha da asa, não me lembro – são mais de trinta anos desde que ouvi essa história pela última vez) e tchibun!.. vinte, trinta metros abaixo da linha d`água.

    Fernão Capelo Gaivota repetiu a manobra que quase o matara tantas vezes, mas desta ele enconlheu as asas e…tchibun! Atingiu os peixes que tanto queria.

    Para isso ele precisou desafiar todos seus pares, familiares e amigos. Ele precisou deixar de ser só uma gaivota para ir mais fundo, mas só conseguiu isso por que ele sempre se manteve aberto a aprender, a descobrir coisas que ninguém ainda ensinava.

    Acho que este seu post foi o mergulho da águia. Não sei se você viu isso em algum lugar ou se tirou suas próprias conclusões, mas o fato é que essa visão, especialmente a A Tempo 2, só pode ser fruto da insistência, da mente aberta.

    Seus posts são um farol para mim. Continue sempre assim!

    • Faz um tempo que tenho essa convicção, talvez de alguns anos atras quando palestrei pela primeira vez no Seminário PMI-RS, talvez antes. Sempre achei que polarizações são apenas um meio para alguém(ns) ganhar(em) ainda mais dinheiro dos incautos, quer no mercado, no futebol, na política, … Grande parceiro, dia 19/10 as 19:00 nos falamos no TTalks de Outubro o/

  3. Pingback: Qual é o Canal? Vamos falar de pessoas, carreiras e realização | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s