Versão Agile da dinâmica Spaghetti Bridge

Existe uma competição inspiradora entre engenheiros civis, com o desafio de construir uma ponte apenas usando spaghetti, cola quente e tesoura para cobrir um vão de 30 centímetros. Assim como adaptei com sucesso a super-dinâmica Marshmellow Challenge para ser um Agile Game, a Bridge também pode ser planejada e executada de forma a conhecer e vivenciar o método SCRUM.

É um projeto a ser planejado em 3 jornadas de 8 minutos. Cada equipe recebe um pacote de espaguete, tesoura e pistola de cola quente (ou um rolo de fita adesiva), além de folhas A4. Não é possível usar qualquer outro material e não é permitido planejar uma ponte colada em algum lugar (como a mesa), ela deve ser auto-portante, deve estar solta.

auis-spaghetti-bridge-competition

É importante contextualizar a galera apresentando esquemas de vários modelos de pontes, facilmente encontrados na web ao procurar por “spaghetti bridge”. A competição original é para engenheiros civis, então não é muito previsível que desenvolvedores e outros profissionais tenham este conhecimento básico em mente ao iniciar este jogo sem prévia preparação.

536dbe2056e18b836874167cca8f6484

Como sempre, apresente-se como sendo o cliente, caracterize-se se quiser, quanto ao tamanho do vão, diga desde o início de quanto é (30 centímetros), informando que está construindo uma cidade em escala feita de espaghetti, que terá animatronics de pessoas, veículos e movimentos para simulações. Há uma restrição de tempo, de número de sprints, que exigirá a construção de um MVP.

Assim como no Bamboo Challenge, Banco Intergaláctico e Scrum Pokedex 360º, faça um treinamento no uso e manipulação do material. Neste caso, o objetivo é aprender a cortar espaghetti e usar a pistola de cola quente. Feito isso, cada equipe deve cumprir as etapas de pré-game (10 min), encerrando com um Release Planning para três sprints de 8 minutos cada.

É um exercício SCRUM, por isso, sigamos a risca o conceito de aprendizado vivencial, exercitando cada timeboxe, papéis, regras e artefatos. Evite se antecipar e resolver qualquer problema sem que eles perguntem ou se interessem em perguntar, ao final aproxime duas mesas a 30 centímetros e peça que tragam e posicionem suas pontes para o teste de carga.

pontes-exemplos-praticos

O teste de carga é um carrinho que passará rodando puxado por um barbante, mas desde o início há uma lista de aprendizados, como empatia, entender o problema e não apenas fazer o que o cliente quer. Técnicas de planejamento e execução iterativo-incremental-articulada, se comunicando e validando a cada passo, a importância de uma daily, seus planos de ação e tomadas de decisão.

PRINCÍPIOS: Um jogo que se utiliza de todos os momentos do ciclo de vida e características do método SCRUM. O original não é assim, mas fica muito mais interessante com release plan, planning, execução, review e retrospectivas com muita comunicação e execução incremental.

DICA: Dependendo do perfil da equipe e do tempo que terá para o jogo, compre espaguete um pouco mais grosso para evitar o risco de que sendo muito fininho quebre e estrague a brincadeira. Divirta-se, mas não perca cada oportunidade de aprendizado, serão muitas, todas alinhadas aos princípios ágeis.

Anúncios

Uma resposta para “Versão Agile da dinâmica Spaghetti Bridge

  1. Nossa, eu ia enfeixar tudo! 🙂 Adorei conhecer a competição!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s