Trilha de Dinâmicas do TDC POA 2016

A trilha começou com o Guilherme Motta falando sobre Valores de uma Equipe, percebendo-os como naturais e desejáveis, que exigem esforço para praticá-los. Debateu a relevância destas visão e sua experiência na sua construção, alguns cases e um exercício prático. No exercício cada um de nós escolheu quais seriam seus principais valores, selecionando os três mais relevantes – pessoais e de seu time.

20161005_104816

Julio Mattos da Gradium, um empreendedor e visionário no que diz respeito a jogos de formação de times e sua psicologia. Falou das bases para construção de games e sua experiência na inovação conceitual a frente da Tabuleria Lends Club. Entrei em sintonia quando ele trouxe Pavlov, Spiner, sobre construtivismo, alguns conceitos fascinante e especialmente sobre Roger Callois – Os jogos e os homens!

20161005_115309

A Luana Hohmann nos apresentou a técnica de BrainWriting, uma forma de proporcionar 100% de envolvimento, participação, em que cada um busca propor ou compartilhar suas percepções, em seguida incrementar ideias dos outros, agrupá-las e formularem planos de ação ou hipóteses.

20161005_145753

O Bruno Pazzim apresentou o conceito e prática de Product Design Sprints, uma fusão de Lean Startup e Design Thinking, uma técnica de cinco dias com 4 a 7 participantes em uma sequência de Map + Sketch + Decide + Prototipa + Test e culminando com o Debrief. Um programa idealizado pela Google Ventures.

20161005_123308

O Samuel Cavalcanti falou sobre facilitação e retrospectiva, além de facilitar um IceBreaker com a Annelise Grip logo após o almoço … aquele super em que colamos um postit na testa de cada um (que não sabe o que diz nele) e fazendo 3 perguntas a cada um que encontrar deve mapear, restringir e adivinhar quem é, o meu era barbada, o Neymar.

20161005_162620

20161005_135157

A Mayra falou sobre facilitação com uma colega de TW, conteúdo que eu já tinha o privilégio de ter assistido em um evento do GUMA na sede da Decision. A Bruna Figini da ADP apresentou o jogo SCRUMBLE (scrumble.pyxis-tech.com).

20161005_140716

Eu tive a honra de fechar uma trilha primorosa e escolhi falar sobre minha percepção de momento das equipes e empresas e próximos passos, quanto a facilitação, agilidade, formação de times, gemba e kaizen, orientação a resultados e equidade. Como fundo de cena, fui de Mário e falei sobre “Dinâmicas e Jogos não são hora do recreio!”

14495471_10208994181044927_3657226709228265498_n

O ppt não traduz porque abri também meu blog, pdf e o ppt da Pokedéx, mas foi a base que usei para conduzir a palestra … que teve bom feedback direto no final pela galera:

dinamicas-1

dinamicas-2

A cada intervalo, a cada interação, uma porção de reencontros e encontros … numa dessas eu encontrei algumas das meninas mais influentes da TI reunidas e fui tietar, tirar foto e confidenciar minha admiração – Luana, Aline, Marcela, Desiree e Morvana. O que resta de cada evento são encontros (pessoas), conhecimentos adquiridos e fotografias \o/

20161005_131452

Não estavam naquele momento, mas também são da patota das meninas que fazem a diferença e protagonizaram no TDC 2016, a Annelise e a Mayra.

Anúncios

Uma resposta para “Trilha de Dinâmicas do TDC POA 2016

  1. Uma pena não poder participar do evento este ano. Com certeza vou me programar melhor para participar no próximo ano!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s