19/10 – TecnoTalks BI, Big Data, Data Mining, Data Science

Um evento típico do grupo TecnoTalks (já são mais de 40), auto-organizado, entregando o valor proposto em mais uma noite de muito compartilhamento de conhecimento:

Sergio Adriano Blum
https://www.linkedin.com/in/sergio-adriano-blum-b66b6114
http://www.whitecube.com.br/

Falou com propriedade sobre Big Data, apresentando um painel com as opções tecnológicas, ferramentas, cases e cenários. O material ele disponibilizou em ppt no seguinte link – material apresentado pelo Sérgio Blum.

É instrutor, gestor de projetos e consultor em Tecnologia da Informação pela White Cube, atuando como profissional certificado Microsoft e Citrix, atendendo as certificações: MCP, MCSA, MCSE, MCDBA, MCT, MCITP, CCA e CCEA, desde 2001. Atua como desenvolvedor e arquiteto de soluções de Business Intelligence, em diversas tecnologias e cenários empresariais. É graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Análise de Sistemas pela PUC-RS, agraciado com os prêmios de Destaque Acadêmico e Distinção Acadêmica em Administração.

14729128_1262314723821475_4706929569964798084_n

whitecube

Fábio de Salles
https://www.linkedin.com/in/f%C3%A1bio-de-salles-9310b536
https://geekbi.wordpress.com/

Tivemos problemas na rede e o Fábio entrou pelo celular, em 10 minutos deixou uma provocação quanto a buzzwords, da necessidade de big data em empresas de médio e pequeno portes com volumes normais de dados, da racionalidade e foco em custo x benefício e valor entregue por cada plataforma e solução tecnológica.

A apresentação completa, a mesma que ele utilizou um dia antes para abalar os alicerces na FATEC/SP – apresentação completa do Fábio de Salles.

“Não é a o tamanho da tecnologia, mas a mágica que ela proporciona.”

Físico pela Unicamp, atuou como Consultor de Soluções na SAS, multinacional de BI. Trabalha no SERPRO desde 2005, mas atuou na SUNAC SP, como Analista de Sistemas do Projeto de Data Warehouse Pessoa Física da RFB. Recentemente foi transferido para área de pesquisa de novas tecnologias do Serpro, a CETEC. Faz parte do Comitê de Software Livre da regional e participa da comunidade brasileira de Pentaho, tendo motivado a criação do evento On-Line OpenTaho.

Coordenou o primeiro protótipo Pentaho do Serpro, na SUPGE, onde atualmente colabora para expandi-lo. Proferiu, no SERPRO, palestra em vídeo-conferência nacional sobre a Plataforma de BI Pentaho, em conjunto com Gerson Tessler. Propôs, montou e ministrou um ciclo de 4 oficinas de Pentaho no Conisli’08 e uma oficina Pentaho no Consegi’2009 e ministrou o curso Pentaho pelo CISL’09.

email

apresentacao-fabio

João Gutheil
https://www.linkedin.com/in/joao-gutheil-7459a367
http://www.sucesurs.org.br/gu/gubi/apresentacao

O João Gutheil falou com propriedade sobre Data Mining, mineração de dados, detalhando abordagens, valor entregue em diferentes áreas e segmentos de mercado, ferramentas e plataformas, fechando com cenários para futuro próximo. A apresentação está em http://pt.slideshare.net/joaogutheil1/minerao-de-dados-67492609

Analista de sistemas e BI na AGCO e que já atuou em projetos no Grupo RBS onde fomos colegas e no TERRA. Reconhecido como profissional de profundo conhecimento e resultados, integra o grupo de organização do Grupo de Usuários de Business Intelligence da SUCESU-RS. Grupo que visa reunir a comunidade de BI no Rio Grande o Sul para troca de ideias, apresentação de cases, estudos de mercado, métricas, metodologias e melhores práticas de implementação de BI dentro das organizações.

14712767_1262340213818926_623049756744393749_o

joaogutheil

Irio Musskopf
https://www.linkedin.com/in/iriomk
http://serenata.datasciencebr.com/
https://www.catarse.me/serenata

Falou sobre o desafio do uso de Machine Learning na Operação Serenata de Amor, que usa mineração de dados para mapear e destacar anomalias nas prestações de contas de políticos, um projeto também do Felipe Cabral e que responde pelo nome de “Serenata de Amor”. A CodeLand é uma empresa de desenvolvimento web ágil, especializada na liberação de novos negócios digitais.

Vale a pena conhecer em detalhes e até mesmo contribuir no crowdfunding do Serenata, mais que isso, vale dar uma pesquisada sobre o famoso “Caso Toblerone” na Suécia, onde as compras de itens pessoais e um Toblerone foi a ponta de um fio de meada que desvendou o uso indevido de cartões do governo. É o que o Serenata se propõe a construir usando mineração de dados e machine learning, processar e encontrar indícios de inconformidades nas prestações de contas de políticos.

14711577_1262384897147791_4682590399421786024_o

Um grande evento, com quatro grandes nomes e palestras que ofereceram uma visão ampla de aplicação, tecnologia e cenários futuros. Até o próximo, dia 31/10, quando receberemos ícones da Nova Economia para falar de relações de trabalho, sob a óptica empresarial e profissional, com muito empreendedorismo \o/

ttalks-191016-bi-3

Anúncios

3 Respostas para “19/10 – TecnoTalks BI, Big Data, Data Mining, Data Science

  1. Não é a o tamanho da tecnologia, mas a mágica que ela proporciona. E ontem aconteceu a mágica do conhecimento, que é a única coisa que se multiplica ao se dividir. 😀

    Foi uma honra e um privilégio. Parabéns a todos!

  2. Pingback: Último TecnoTalks de 2016 foi sobre PHP-Laravel | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  3. Pingback: Resumo de quatro anos e meio de TecnoTalks | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s