Jogo – Telefone sem fio

Nas aulas de Tópicos Especiais eu incentivo o uso de games para fixação de conteúdo, uma disciplina que se utiliza do conceito de aula invertida. Os alunos em grupos recebem tópicos como BDD, TDD e LPS, para os quais devem preparar um trabalho, compartilhar com a turma e apresentar em aula.

A galera se utiliza de jogos como o Aviões 2.0 do Steffens para falar de requisitos, BDDWarriors para falar de especificação por exemplos, mas na semana passada usaram a galera que apresentava um trabalho sobre DDD e FDD aplicou um jogo relacionado ao viés das dinâmicas colaborativas, cooperativas propostas.

Sendo assim, o mérito em resgatar este jogo e fazer eu relembrar algumas de suas variação é do Carlos Eduardo, Diego Matte, Elton Nogueira, Matheus Prestes e Neimar Osbel.

Base da maior parte das metodologias e frameworks trabalhados em aula e pelo mercado, um jogo que força a reflexão sobre os riscos de tentar entender e modelar de forma documental somado a papéis especializados para análise de negócios, sistemas, desenvolvedores e testers, como usávamos no século XX.

Telefone Sem Fio #1

Um jogo com variadas formas de execução, o grupo em questão separou em equipes pequenas, com um número de equipes divisível por três, de forma que cada três equipes fiquem em linha, uma ao lado da outra, mas sem contato, de forma que cada uma trabalhe em separado.

A primeira equipe das três recebe uma folha com uma frase, que deve em dois minutos transformar em um desenho em uma outra folha, de forma a repassar à equipe seguinte apenas o desenho. A segunda equipe recebe o desenho, que deve ser novamente convertido para texto, sem que uma equipe fale com outra.

As frases tem que ser inusitadas, com elementos inesperados, como é afinal nossos requisitos e projetos, como por exemplo: “Um dragão cuspindo fogo sobre uma árvore ao lado de uma casa com piscina habitada por tartarugas.”

telefone-sem-fio-um-sabado-qualquer

Telefone Sem Fio #2

Eu aplico o mesmo jogo na forma de uma competição, cada equipe é formada por 4 pessoas, que ficam um após o outro a  uma distância de um metro ou sentados em linha, distanciados, um atras do outro. É a mesma inspiração da versão acima, mas focado em qual equipe acaba antes e poder comparar os diferentes resultados.

Eu peço que desenhem usando toda a folha, para o quê lhes dou uma folha A4 e canetões bem grossos, de forma que os desenhos e as frases possam ser vistas de longe, pois ao final eu exponho a primeira frase, o primeiro desenho, a segunda frase, o segundo desenho e finalmente a frase final.

Expondo em linha as 5 folhas de cada equipe, lado-a-lado de forma que o primeiro texto igual de todas, o primeiro desenho de todas, a segunda frase resultante do primeiro desenho e assim por diante. É garantia de um quebra gelo clássico, divertido, com adrenalina e boas reflexões.

Eu fecho o jogo pedindo que cada equipe se reuna e faça o melhor desenho possível para a frase original, valorizando a possibilidade de juntos confeccionarem um desenho pensando em como ficaria mais fácil possível para eles relerem e saberem a frase exata  … muito legal e surpreendente!

Telefone Sem Fio #3

Uma versão mais simples é o telefone sem fio do nosso tempo de criança, em que o primeiro recebe uma frase, que deve transmitir ao pé de ouvido para o próximo, que repassará ao seguinte e assim por diante … somente cabendo ao último transcrever ou desenhar o que ouviu, enquanto os outros o assistem …

Resumo fundamentos dos Team Building Games

  1. Não improvise, dedique um tempo para escolher e planejar;
  2. Escolha o jogo que melhor atenda a necessidade atual;
  3. Não repita o mesmo, traga sempre algo novo e instigante;
  4. Não esgote, não sature, encerre antes do pessoal cansar;
  5. Seja flexível, aborte ou mude se necessário;
  6. Verifique se por acaso eles já não conhecem o jogo planejado;
  7. Tenha um jogo na manga, como contingência se der algo errado;
  8. Não desove o jogo, brinque, instigue, divirtam-se ou não vale;
  9. Busque seguir os valores e cultura da empresa … sempre!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s