Jogo – Versionamento e Merge “Onde está Wally?”

Em uma aula invertida de Tópicos Especiais, o grupo composto pelo VICENTE MIRABER, ALLAN AMARAL, THOMAS ANTUNES, JOACIR JÚNIOR e JOSADAIK MARQUES propôs e aplicou um jogo criado por eles para discutir versionamento e merge.

Após uma aula em formato de seminário em que o grupo da noite apresentou durante uma hora o conteúdo pertinente a gestão de configuração e versionamento, o grupo seguiu a regra dos grupos anteriores e aplicou um jogo.

Já tivemos BDDWarrior para fixar BDD, Aviões 2.0 para discutir escopo, Robô para discutir auto-organização, mas este foi diferente, porque foi criado pelo próprio grupo para brincar de versionamento e merge em equipe.

O jogo é divertido, descontrai, permite ao facilitador resgatar fundamentos como o valor de habilidades individuais a auto-organização, a necessidade de versionar a execução de cada um, da integração do trabalho em um merge consolidado.

  1. Separaram a turma em equipes de 5 pessoas;
  2. Entregaram a cada grupo, 6 folhas do Wally;
  3. Cada grupo teve que se organizar a gosto;
  4. Tiveram 5 minutos para achar os Wallys …
  5. Ao final deveriam fazer um mapa único (*);
  6. Coube aos times controlar o tempo e entregar.

(*) O mapa consistia em uma folha A4 contendo a localização de todos os Wally’s encontrados … devendo ser feito de forma racional para garantir que pelo mapa cada um dos Wally’s seria rapidamente e facilmente encontrados.

onde-esta-wally

Um bom jogo para ser usado como foi, quebrando a teoria com uma dinâmica lúdica, divertida, que mesmo sendo com “Onde está Wally?”, gerou bons ganchos com a teoria. Auto-organização, escopo, qualidade, valor, execução, timing, …

Aulas a noite, após um dia inteiro de trabalho, encarando de 4 a 6 créditos corridos ou intercalados, é preciso usar de bom senso e psicologia, estamos no século XXI e sabemos que empurrar teoria decoreba guela abaixo não resolve.

O papel do ensino vem se ajustando ao tempo, devagar, alguns usam a analogia do paquiderme, mas nem isso é justo dizer, porque paquidermes são bem mais ágeis que a maioria das pessoas imaginam, correndo tanto quanto nós (+/- 40 Km/h).

A pedagogia, sociologia e psicologia vem nos desafiando a usar novas formas de ensino, voltados mais ao aprendizado e aluno, menos ao conteúdo. É preciso priorizar diferentes formas de absorção – visual, motora, auditiva, sensorial, …

onde-esta-wally

Parabéns ao grupo, quem sabe o nome não cola no nome deles e assim como a Daiana dos Santos, em futuros eventos de Agile Games, assim como o Aviões do Steffens e Macondo do Peres, vamos ter o “Onde está Wally?” do Miraber, Amaral, Antunes, Joacir e Marques, 2016.  \o/

2 comentários sobre “Jogo – Versionamento e Merge “Onde está Wally?”

  1. Uau! Uau!

    Uau! 😀
    Muito legal a idéia e fiquei louco de curiosidade. Até imagino como deve rolar a dinâmica do jogo, mas queria muito ver outro post sobre ele, com mais detalhes. Que tal um post convidado? Algo como convidá-los para escrever um artigo, aqui no seu blog, explicando os detalhes?

  2. Também fiquei curioso para entender como o grupo fez para passar os conceitos! Tenho uma ideia de como aconteceu, mas com certeza vou procurar o pessoal na faculdade para tirar minhas dúvidas! Ótimo post Jorge!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s