Jogo – Corrida de centopéias

Um jogo a ser desenvolvido em um bom gramado, sob a sombra das árvores, que começa no bate-papo durante o deslocamento da galera da sala até um espaço legal externo. Uma corrida em que todos devem correr juntos de forma organizada, caso contrário, quanto mais correrem, mais ficarão parados.

É um jogo para discutir sistemas empurrados e puxados, onde a cadência entre os integrantes de um time é mais importante do que a individualidade. Determine o ponto de partida, organize as equipes, informando até onde deverão correr e depois retornar ao ponto de partida quando você der o início da competição.

  • Defina e separe as equipes de forma homogênea;
  • Peça que se agrupem e preparem-se para uma corrida;
  • Passe uma corda ao redor de cada equipe e amarre;
  • Cada equipe é um só conjunto, devidamente amarrado;
  • Ao sinal, devem ir até o ponto combinado e voltar;
  • Ganha a equipe que fizer o percurso mais rápido.

Trata-se de um bom quebra-gelo de 10 ou 15 minutinhos, com equipes de 6 a 8 integrantes, precisando apenas de uma corda grossa de uns 5 metros por equipe. A pegada é a mesma do meu jogo predileto para falar sobre sistemas empurrados e puxados, o jogo da Cobra e o Tigre, que muitos conhecem como Snakes.

PRINCÍPIOS: É um exercício sobre Teoria das Restrições, de nada adianta alguém correr mais e derrubar os colegas, pois isto só atrapalha. É preciso ver qual a velocidade sustentável, que não é nivelar por baixo, é ver a estratégia para que alguns ajudem outros, que seja um desfio factível.

DICAS: Tenha atenção para evitar acidentes, se forem muito afoitos, pare e antecipe uma breve reflexão sobre sistemas puxados e restrições, cooperação e o que significa o bordão tradicional de “resultados a qualquer preço”, pois é uma estratégia que mesmo com resultados acaba gerando problemas, custos.

equipe_corrida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s