Savana Scrum – uma tira sobre brainstorming e fishbowl

Minha filha é ilustradora e faz o curso de cinema, propus a ela criar personagens para algumas tirinhas sobre técnicas e boas práticas ágeis. Assim, com o que ela sabe sobre agilidade em participações de alguns eventos meus e de conversar comigo ela criou o SAVANA SCRUM.

Serão personagens com personalidade e que aos poucos serão apresentados por ela, tem Scrum Master, Product Owner, tem equipe, cliente, devops e toda a galera, o primeiro eu pedi para ela ilustrar ao mesmo tempo um debate com votação dos tópicos mais relevantes, o uso de quadro kanban para fluxo e debate em fishbowl.

Sempre que ela tiver um tempinho livre na Wacom, entre tarefas e estudos acadêmicos, lazer e ilustrações como o meu livro de jogos e agora um livro de histórias infantis para uma prima da Marinês, radicada em Salvador.

Após os vários grupos fazerem seu brainstorming e criarem os agrupamento de temas escolhidos, os mais lembrados ficam no topo do quadro kanban que será usado para nortear o debate, que será em formato fishbowl.

A técnica de debate em grandes grupos se utiliza de cinco cadeiras, sempre quatro ocupadas e uma disponível, assim que iniciado, sempre que alguém da platéia sentar na cadeira livre, um dos ocupantes das outras quatro que se sentir menos participativo naquele momento levanta-se e libera a sua cadeira para o próximo.

O uso das cadeiras e participação em fishbowl é um ótimo exercício de auto-organização, cabe ao facilitador apoiar os debatedores no fluxo dos temas combinados, chamar a atenção para quando o debate esfria ou esquenta demais, a troca de temas e oportunidades que surgem em prol de valor em comum acordo.

Se você curtiu, comenta aqui, porque eu quero muito que a Luisinha se pilhe a fazer muitas destas tirinhas, mas preciso mostrar para ela que tem mais gente que curte. Se quiser compartilhar, curtir, mas o que tem mais valor é um comentário de incentivo … vou mostrar cada comentário para ela, essa trip vai ser muito legal!

Anúncios

15 Respostas para “Savana Scrum – uma tira sobre brainstorming e fishbowl

  1. Gostaria de saber mais sobre como maximizar os valores do time e do produto.
    Ideias de como motivar o time

    • Camila, são temas bem abrangentes, que dependem de cultura organizacional, perfil do time e de seus integrantes, mas no geral motivação tem muito a ver com os princípios e fundamentos, com envolvimento gerando senso de pertença, auto-organização de fato, multi-disciplinaridade em T Shape usando um bom framework como Scrum ou Kanban, mas tangenciando tudo isso temos conceitos aplicados de gamification, icebreakers, warmups, Agile Games, … Talvez iniciar com um open space ou retrô com uma análise causal no caso de as retrospectivas normais não estarem fazendo esse papel motivacional e positivo. Espero poder ajudar, vamos falando 🙂

  2. Kellen Munhoz

    Shooow de bola!! Amei as cores, amei as imagens!! Para pessoas como eu, mais visuais, fica muito mais fácil entender o que está sendo proposto. Além de que, apóia muito a disseminar estas práticas para a gurizada! Já vou aproveitar esse para ajudar a explicar e aplicar o fishbowl em um grupo de jovens que atuo e nos meus atendimentos em grupo de alinhamento vocacional. Quem venham mais Savana Scrum!!! 👏👏👏👏

  3. Adorei a técnica! Painéis e mesas-redondas poderiam fazer algo assim?

  4. Muito bacana! Este post tem vida. O desenho ficou alegre. A leitura corre mais fácil, visualmente aumenta a expectativa e a imaginação flui. Já me tornei fã da “SAVANA SCRUM” Parabéns para a família pelo belo trabalho!

  5. A Luisa tem um talento nato! Ficaram demais as ilustrações e o nome da tchurminha ágil! VamoDale Luisa o/

  6. Sensacional!! Fácil de entender, simpático e envolvente!! Amei ❤
    Quero continuar a aprender sempre mais e com este storytelling ilustrado fica ainda melhor 😉

  7. Pingback: Savana SCRUM: Como ter garantia de que tudo vai dar certo? | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  8. Ah Luisinha, você trouxe dinâmica e compreensão ao que não é tão fácil explicar com palavras! Que bom compartilhar o seu talento conosco, amei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s