Humanismo x Auto-conhecimento x Agilidade

O primeiro passo para a agilidade é o auto-conhecimento, mas é fácil ver que a maioria se incomoda com esta introspecção, pois inconscientemente tentamos negar nossas contradições, é mais fácil transferir e projetar nossas frustrações e falhas aos que nos cercam … desde crianças, a culpa sempre é dos outros!

Tem muito profissional que inconscientemente vive de aparências, mas há sintomas, hipocrisia deixa rastro, parece que esta tudo bem, mas de uma hora para a outra, intermitentemente, passamos da alegria a depressão. No fundo, falta aceitação, idealizar e fugir menos, para mudar é preciso entender.

Segundo o humanismo, “Os homens são dotados das possibilidades de se auto-conhecer, desenvolver e  realizar, tendendo naturalmente ao equilíbrio e a auto-organização!”

Humanismo

Movimento intelectual iniciado no século XIV junto ao Renascimento, quando o teocentrismo cede lugar ao antropocentrismo, marcando a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.

Para sermos ágeis de fato, temos que trazer do humanismo tres conceitos que deveriam ser ensinados nas escola, talvez em uma disciplina sobre “felicidade”, bem como deveria estar no mindset de empresas que se dizem “ágeis”, são os conceitos de congruência, empatia e aceitação:

Congruência – Ser o que se sente, sem mentir para si e para os outros, conceito equivalente ao primeiro pilar do Scrum, transparência com realismo.

Auto-conhecimento é o primeiro passo para aceitação e crescimento, desde a mais tenra infãncia entramos em estereótipos, mantemos aparências, de repente nos dizem que devemos ser ágeis, transparentes e sinceros e entramos em crise. Tem gente que confunde transparência com chutar o balde, mas é ser sincero com educação e elegância, não é despejar em dias o que represou por anos.

Empatia – Capacidade de sentir o que o outro quer dizer, entender seu sentimento, conceito alinhado ao segundo pilar do Scrum, inspeção.

Entendimento é mais que escutar, é compreender o que esta sendo dito, é ter uma visão holística do seu mundo, entender o todo e de que forma cada parte se encaixa, se inter-relaciona. Um time de 9 pessoas exige um grande senso de equipe, em que saibamos o papel de cada um, o nível de senhoridade, o mix de vivências, valorizando a diferença como estopim para o crescimento e inovação.

Aceitação – Aceitar o outro, com sua história, defeitos, valores, conceito que instiga o terceiro pilar do Scrum, a adaptação, buscando o melhor possível.

Paradigma a ser quebrado

O ser humano é individualista, animais tem instinto de sobrevivencia, o homem usa as emoções e sentimentos em uma psique confusa e complexa adaptada a vida em sociedade, com sinceridade controlada, hipocrisia bem intencionada, sinceras mentiras ou falsas verdades, difícil é sair deste ciclo vicioso.

Desde cedo aprendemos e replicamos tudo isso, desculpa ai se alguém não concorda, mas desde crianças buscamos repetir o exemplo de nossos pais,  familiares, amigos, ícones, padrões estabelecidos, inconscientemente ou consciente tentamos facilitar o dia-a-dia adaptando nossas opiniões e  posições.

Conclusão

Para aprender e entender os conceitos de congruência, empatia e aceitação, comece treinando consigo mesmo, o auto-conhecimento é premissa para a agilidade, pois é com ele que conseguiremos falar o que pensamos, sem tantos bloqueios, blindagens e muros, deixando-se entender para poder ser ajudado, bem como nos permitirá escutar o outro, entendendo para poder ajudar.

A PNL (Programação Neurolinguistica) possui técnicas em que a mudança de hábitos e quebras de paradigmas são apoiados com o simples “falar consigo mesmo” de forma positiva e construtiva, induzindo ou condicionando nosso cérebro a agir da forma “correta” ou “melhor” na próxima oportunidade, mas o segredo não esta na técnica, isso é fácil, o difícil é querer mudar! Voce quer?

Believe_it_or_not_postnoon_news

Anúncios

5 Respostas para “Humanismo x Auto-conhecimento x Agilidade

  1. Daniela Palma

    Muito bom. Recomendei a leitura.

  2. Mais um post que inspira, parabéns !

    • Oi, obrigado, na verdade eu vivo cercando os mesmos assuntos mas buscando inspiração em diferentes fontes, no anarquismo, construtivismo, humanismo, e com grandes nomes do passado, em algum momento entendi que o que chamamos de agilidade vem se desenhando e convergindo a partir de diferentes correntes de pensamento e pensadores … apenas, chegou a nossa hora de iniciar esta caminhada e apesar dos percalços podemos nos considerar desbravadores 🙂

  3. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s